O que significa Orixa na umbanda?
Os orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé. Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.
Quem manda no terreiro de umbanda?
É uma religião descentralizada: cada pai-de-santo é papa de seu terreiro. Mas há um roteiro das “giras”, noites em que as entidades prestam consultas. Os que chegam para o ritual costumam tirar os sapatos, em respeito ao solo sagrado, o congá.
O que a umbanda defende?
A umbanda é considerada a religião mais autêntica do Brasil e possui origem africana. A umbanda defende a existência de um único Deus, e o considera como o “Pai Maior” e “Divino Criador”. Umbanda é uma palavra que advém da Angola e significa “curandeiro”, “sacerdote” ou a “arte de curar”.
Quem é mãe Obá na umbanda?
Orixá Obá é filha de Iemanjá: a rainha do mar e Orixá Oxalá: o criador. Obá era uma mulher cheia de vigor e coragem, ela não temia ninguém no mundo. Seu maior prazer era lutar. Por sua força física, Obá tornou-se uma guerreira.
O que é o orixá?
O orixá é uma força pura, axé material que só se torna perceptível aos seres humanos incorporando-se em um deles. IEMANJÁ, Rainha do Mar, tem o seu axé assentado sobre pedras marinhas e conchas. No Brasil ela é sincretizada com N.S. da Conceição sendo suas filhas voluntariosas, fortes, protetoras, maternais e altivas.
O que um orixá faz?
Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. Nas religiões africanas, o axé do orixá define o seu poder. No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo.
Quais os cargos existentes no terreiro de umbanda?
É importante salientar aqui que, os Ogãs são responsáveis pela organização e divulgação do terreiro, junto ao chefe do mesmo. Yakekerê (mãe pequena): Substituta da (o) chefe do terreiro. Babakekerê (Pai pequeno): Substituto do (a) chefe do terreiro. Yalorixá (Mãe de santo): Maior autoridade feminina dentro da Umbanda.
O que acontece em um terreiro de umbanda?
Como funciona um terreiro de umbanda: incorporação Ao som dos atabaques, palmas e instrumentos de percussão, as entidades começam a incorporação. Com estes, eles conversam e recebem conselhos espirituais para uma evolução social e psíquica, em conexão direta com as divindades umbandistas.
O que eles fazem na umbanda?
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Qual é o objetivo da umbanda?
A umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de religiões africanas, indígenas, orientais e europeias (catolicismo e espiritismo kardecista). Assim, a umbanda pode ser entendida como o culto que os espíritos encarnados prestam a Deus através dos orixás e dos espíritos desencarnados.
Quem é Obá na Católica?
Filha de Oxalá e Iemanjá, Obá é considerada a senhora das águas doces revoltas. Além disso, é reconhecida por atuar na busca pelo equilíbrio e defendendo a justiça. No sincretismo religioso, a Orixá é relacionada com a Santa católica Joana D’Arc. Essas características a fazem ser temida por todos os outros Orixás.
Como são os filhos de Obá?
Características das filhas e filhos de Obá Mas eles ou elas são extremamente fiéis aos poucos amigos que possuem e em seus relacionamentos. Falando nisso, no amor são possessivos e costumam também ser submissos, característica herdada da Mãe. As filhas de Obá são mulheres de muita garra em áreas profissionais.